Resumo

“A vida é a arte do encontro, embora haja tantos desencontros pela vida”

(Vinícius de Moraes)



Coloco aqui meus encontros e desencontros de conceitos, desejos, sonhos, princípios e pensamentos.

Não há em meus textos NENHUMA intenção política e religiosa.

Muito menos de ofender alguém.


18 de junho de 2010

Escolhas

  A Rede Record foi ao hotel onde a família do Robinho está hospedada para fazer uma entrevista. Incluindo o filhinho dele, Júnior, na entrevista, o repórter pergunta:
    - Tava muito frio lá no estádio?
   Júnior – Tava
   Repórter – Você ficou tremendo de frio?
   Júnior – Assim... (Ficando paradinho e encenando tremer de frio)
   Repórter - Tinha que se movimentar para não passar frio ?
   Júnior completa: - Meu pintinho ficou doendo... Na hora de fazer xixi.

  Criança não mente, diz o que quer na hora que quer. Foi engraçadíssima a sinceridade que seus dois anos e meio permitem.

  Quando deixamos nossa espontaneidade e sinceridade de lado e nos tornamos hipócritas?

  Ser sincero, não é desrespeitar o próximo, pelo contrário, é respeitar e se fazer respeitado.

  Quando nos omitimos em uma situação que não concordamos, estamos sendo cúmplices. Quando fingimos em concordar, piorou, aí é falsidade mesmo.

  Odiei uma pessoa por uns anos por ela ter me dito umas verdades, numa época que eu ainda preferia viver num mundo de ilusões. Com o passar do tempo e certa maturidade chegando, percebi que ela não fez isso por maldade, por não gostar de mim, pelo contrário, ela sempre gostou muito de mim, entendia o mundinho que eu vivia, fez aquilo para me libertar. E conseguiu. Hoje ela é uma das minhas melhores amigas. A ela que recorro quando algo me puxa para o mundo do conto de fadas, ela tem o poder de me trás de volta ao mundo real. Pensa que ela tem tato? Nenhum. Com a sutileza de um elefante numa loja de cristais, joga a verdade nua e crua na minha cara.
Pensa que ligo? Claro que não, se ligasse não exporia minhas angústias e meus devaneios para ela.

  Existem outras pessoas que procuro em momentos de dúvidas na minha vida, são pessoas que não vão usar meias palavras comigo, vão dar suas opiniões verdadeiras e eu vou aceitar e sintetizar. Mesmo que essa verdade doa naquele momento, é o que prefiro ouvir, antes que meus pés saiam do chão. Essas pessoas que considero meus amigos.

  Mas nem todo mundo é assim e temos que aprender a conviver com isso. Existem pessoas que preferem viver uma vida inteira de ilusão e não encarar a realidade. Fazer o que?

  Está aí mais um desafio da vida. Saber para quem podemos ser sinceros ao extremo, ser sinceros com sutileza ou até não expressar nossa opinião, mas deixar claro que temos uma.

  Temos duas opções na vida: Alimentamos a criança espontânea que fomos um dia ou nos tornamos simples expectadores dela. Igual aos macaquinhos.

Uma letra de música para refletir:

Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer...
Queria ter aceitado
As pessoas como elas são
Cada um sabe alegria
E a dor que traz no coração...
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar distraído
O acaso vai me proteger
Enquanto eu andar...
Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos
Ter morrido de amor...
Queria ter aceitado
A vida como ela é
A cada um cabe alegrias
E a tristeza que vier...

(Epitáfio - Composição: Sérgio Britto)